top of page

Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020 (PMG Rio 2020)

04 a 13 de setembro de 2020
Veja a contagem regressiva para o Rio Master 2020 no site oficial. Clique no link:   https://www.pmg2020.rio/

O Comitê Brasileiro do Esporte Master - CBEM, como Entidade Matriz do Segmento Esportivo Master, está alinhado com a IMGA – International Master Games Association no Projeto Esporte Para Todos para uma melhor qualidade de vida de pessoas adultas e idosas. O CBEM é o idealizador e organizador dos Jogos Brasileiros Master  que já aconteceram em três edições, com a presença de mais de 5 mil atletas na Cidade do Rio de Janeiro.

Recentemente, o CBEM ganhou o direito de sediar, na Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com Prefeitura do Rio de Janeiro, competindo contra Cali (Colômbia) e Cleveland (EUA), os Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020 (PMG Rio 2020) para o qual, irá utilizar parte das instalações olímpicas como forma de legado. O PMG Rio 2020 é um evento que poderá contar com a presença de mais de 10 mil atletas de todo o mundo, que acontecerá em 10 dias:  de 04 a 13 de setembro de 2020, com 24 atividades esportivas em mais de 40 modalidades, sendo chancelado internacionalmente pela IMGA - International Master Games Association (www.imga.ch), dentro do conceito de "Esportes Para Todos".

Os Jogos Masters da IMGA convidam atletas da categoria master, de 4 em 4 anos, para praticar os seus esportes e trocar experiências culturais e turísticas. Os participantes podem participar individualmente ou formar equipes locais, municipais, estaduais e nacionais, aos seus critérios.  A participação nos Jogos da IMGA não requer qualquer classificação ou índice como critério seletivo de inscrição. Em adição, os Jogos Master são inclusivos, ou seja, oferecem a oportunidade para atletas com deficiência competir juntos ou na mesma área de competição que os demais atletas.

"Esporte Master" é um termo genérico que engloba adultos, veteranos, lendas, seniores, idosos e muitas outras formas de esportes para pessoas maduras (adultos e idosos). Os participantes na sua maioria têm faixa etária média entre 40 e 60 anos, mas dependendo da modalidade esportiva podem variar desde 25 anos aos centenários. Em geral, são 56% masculino e 44% feminino, 77% são casados ou com companheiros estáveis.

A principal diferença entre o esporte Master e o esporte de Elite/alto rendimento é a sua natureza.

Nos Jogos Master, diferente dos jogos para atletas de alto rendimento que aparecem regularmente nas competições televisionadas, os atletas Master representam eles mesmos, muito mais do que qualquer cidade região ou país, e estão mais preocupados em ter saúde, se divertir com amigos e familiares do que aparecer na televisão.

bottom of page